Os primeiros dentes de um bebé nascem entre os 4 e os 10 meses: os incisivos centrais inferiores. Entre os 7 e os 12 meses: os incisivos centrais superiores. Entre os 7 e os 13 meses: os incisivos laterais superiores e inferiores. Entre os 12 e os 19 meses: os primeiros molares superiores e inferiores.
Sim, uma criança sente dor de dente. Se uma criança reclama de dor de dente, os pais devem ficar alertas. Geralmente, esse tipo de problema está associado a algum quadro que demanda intervenção de um dentista. Entre as principais causas de dor de dente em crianças, podemos destacar traumas, infecções na gengiva e cárie.
A boa notícia é que a odontologia evoluiu muito, e hoje tem aparelho ortodôntico para cada idade e necessidade. Isto fez com que a ortodontia se tornasse mais democrática do que se imagina, ou seja, sem limites de idade para se corrigir o sorriso.
É recomendável que os pacientes escovem os dentes três vezes ao dia. Após o pequeno almoço, almoço e, principalmente, jantar. Esta é a recomendação básica, mas o cuidado com a saúde bucal precisa ser levado muito mais a sério. Neste caso, mais importante do que a quantidade de vezes é a eficácia da escovação.
O mais recomendável é ir ao médico para se fazer uma avaliação e nunca se auto-medicar.
De modo geral, a visita ao dentista deve ser realizada uma vez ao ano, no mínimo.
O fio dental actua na remoção da blaca bacteriana, portanto ele é de grande importância na prevenção de doenças gengivais, além das cáries, mau hálito e manchas nos dentes.
Algumas das doenças mais frequentes na boca são: cárie, gengivite, doença periodontal, doença mão-pé-boca, candidíase, afta e herpes labial. Geralmente, as suas cauasas são: falta de higiene bucal, falta de acompanhamento profissional, má alimentação, falta de nutrientes, doenças e problemas emocionais.
Não, não é verdade. O aparelho dentário serve para prevenção e tratamento dos problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, dos arcos dentários e da oclusão, ou seja, disfunções dento-faciais.
Não há idade específica para se usar aparelho. O aparelho deve ser aplicado caso haja problemas oro-faciais instalados.
As consequências de usar o aparelho sem a recomendação de um especialista são: reações alérgicas, retração gengival, danos ao esmalte do dente, alterações na mordida, inflamações e infecções e perda de dentes.
Se não for tratada, a cárie lesiona a camada da dentina, provocando dor e sensibilidade. O indivíduo mastiga menos e sabota a digestão. Em estágio avançado, ataca a polpa dentária, tecido mole com nervos e vasos sanguíneos, causando infecção.








